expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mais 5.

De volta às curtas distâncias:

Dia
Distância
Tempo
Média
30 Outubro
5.00Km
31:12
6:14

Achava que ia lançado num ritmo perto dos 5:45/Km. Afinal fiz um tempo pobrezinho mas de qualquer maneira, isso é pouco ou nada importante.

domingo, 28 de outubro de 2012

Treino semanal 6/8.

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Natação
Corrida
Musculação
()

✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição

Falhei dois treinos de musculação, um por causa da chuva, e outro por causa de um jantar japonês mais tardio. O treino de corrida de quinta-feira também ficou pendurado porque tive de ir ao dentista. Ainda não foi desta que fiz o pleno!

A mais longa distância.

Foram 16 longos quilómetros:

Dia
Distância
Tempo
Média
28 Outubro
16.00Km
1:57:02
7:19

Fiz os primeiros 10Km sozinho mas depois tive a companhia do S., o que me facilitou as coisas.

Fiquei bastante satisfeito com o facto de 5 minutos depois de ter terminado o treino me sentir impecável! Acabei com algumas dores nas pernas mas a recuperação foi rapidíssima. Quanto aos pulmões, nem deram pelos quilómetros a passar. E isto depois de encher o bandulho no Vaskus e de muito exercício no fim-de-semana...

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Custou.

Bem que me custou este treino:

Dia
Distância
Tempo
Média
23 Outubro
8.00Km
54:22
6:48

Até ao quinto quilómetro só ouvia uma voz que insistentemente me dizia para parar. As pernas estavam pesadas como nunca. Mas depois lá me recompus e fui até ao último metro do treino. Como tinha de ser.

Talvez não tenha descansado o suficiente desde Domingo mas hoje comecei quase às 20h00 e aquilo estava deserto, nãome cruzei com um único corredor, o que só tornou o treino ainda mais aborrecido.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Treino semanal 6/8.

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Natação
Corrida
Musculação
()

✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição

Falhei dois treinos de musculação porque estava a chover a potes e um outro porque... não consegui levantar-me. Mas, vá lá, compensei no Sábado e disfarçou.

Custa-me sempre acordar às 07h20 da matina para ir ao ginásio e basta deitar-me depois das 00:30 para tudo se tornar ainda mais complicado.

Na natação sinto que estou a melhorar a resistência e a técnica. Mas aquilo deixa-me cansadíssimo, como nunca fiquei numa corrida.

Esta semana estou a ir bem e espero, finalmente, atingir os 8/8.

domingo, 21 de outubro de 2012

Corrida do Tejo 2012.

Correu-me bem a Corrida do Tejo 2012:

Dia
Distância
Tempo
Média
21 Outubro
10.00Km
54:59
5:30

Houve uma pequena diferença entre o tempo que me foi atribuído pela organização (56:21) e o do  meu telemóvel. Pelo que percebi, a distância da corrida era superior a 10Km (cerca de 200 metros), o que explica em parte a diferença.

De qualquer maneira, terminei em 5510, em 10 mil participantes e muito bem fisicamente, apesar do ritmo muito elevado para o que estou habituado (o melhor que tinha feito em 10Km era uma hora).

O percurso tinha algumas subidas complicadas mas a verdade é que só me senti menos forte no último quilómetro.

Em termos de tempos, fiquei surpreendido por ver que, afinal, até acabei bastante bem: 

1 Km 5:59
2 Km 5:39
3 Km 5:52
4 Km 5:37
5 Km 5:26
6 Km 5:23
7 Km 5:24
8 Km 5:13
9 Km 5:12
10 Km 5:15

No geral gostei da Corrida do Tejo 2012. Bem organizada, começou a horas, com duas eficazes zonas de água durante o percurso e com direito a t-shirt da Nike. Além disso, o meu resultado foi-me comunicado por SMS, cerca de meia-hora após o final da prova.

A repetir, claro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escuridão.

Último treino antes da prova de Domingo:

Dia
Distância
Tempo
Média
18 Outubro
8.00Km
50:45
6:20

Concluí hoje um terço do plano de treinos que estou a seguir (14 em 42). A meta ainda está longe mas a motivação está em alta.

Mais uma vez corri de noite e mais uma vez detestei. É horrível não ver onde ponho os pés e, com a chuva que caíu durante o dia, havia algumas poças e lama, o que me obrigou a redobrar a atenção, fazendo um esforço complementar. Terei de cingir o treino às zonas mesmo iluminadas no futuro.

O frio não me incomodou mas, se tivesse chovido, seria um desastre. Não tenho, ainda, roupa adequada para chuva. Mas também não tenho paciência para a ir comprar (e gastar mais dinheiro).

Porquê?

Já queria escrever sobre este assunto há umas semanas mas, sem tempo e paciência, fui adiando. Aproveito agora um intervalo entre os "cachecóis para o inverno", "cabelos bonitos" e "menopausas" e cá vai alho.

Mas, afinal, o que me fez, e faz, correr?

Sinceramente, não sei bem o que responder. Comecei a correr mais ou menos quando fez um ano que deixei de fumar (Abril 2012). Durante esse ano nem tentei dar dois passos acelerados. Sabia que não valia a pena.

Comecei devagar e impulsionado pelo R., já habituado a Meias e treinos frequentes. Penso que o meu interesse pela corrida nasceu de querer recuperar o fôlego e, claro, de ocupar saudavelmente algum do meu tempo livre.

Depois veio a forma obstinada como faço algumas coisas. Quem me conhece sabe que posso ser um autêntico e orgulhoso calão, mas sabe também que gosto de explorar os meus limites.

Tracei o objectivo da Meia-Maratona de Dezembro, em Lisboa, mais como um "isco" para não desistir. Não é bem uma cenoura à frente do burro - até porque a única semelhança entre mim e um burro é a inteligência-, mas funciona bem.

Rapidamente fiquei viciado. Fiquei quase deprimido quando, em Agosto, fiquei incapacitado de correr com uma lesão no joelho. Descansei e voltei sem dores, até hoje.

Correr é libertador. E correr por prazer ainda mais libertador é.

Não estou interessado em recordes e penso que o meu verdadeiro objectivo até já está conquistado: respirar fundo, sentir os pulmões e poder fazer algo que me torna mais saudável e capaz.

Estou convencido que, depois de cortar a meta da Meia-Maratona, vou ficar satisfeitíssimo e agradecer a quem me apoiou.

E sei que não vou parar de "correr", que é a lição mais importante para a minha vida que a corrida me ensinou.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Outro treino.

Treino ligeiro, o penúltimo antes da prova de Domingo:

Dia
Distância
Tempo
Média
16 Outubro
8.00Km
54:34
6:49

Mais do mesmo, sem dificuldades. Fisicamente sinto-me cada vez melhor, apenas receio que, a nível muscular, possa ter algum problema em distâncias maiores. 

domingo, 14 de outubro de 2012

Mais um, menos um.

Treino de oito quilómetros, outra vez:

Dia
Distância
Tempo
Média
14 Outubro
8.00Km
52:08
6:31

Hoje, de manhã, acordei com uma cabeçada da R. (tipo Bruno Alves). Não foi a melhor forma de acordar em dia de treino mas, para um gajo que vai ser fortemente enrabado pelo aumento de IRS, aquela cabeçada seca acabou por ser um sinal que o dia só podia acabar bem.

À tarde, confesso que me custou levantar do sofá onde adormeci a ver o Governo Sombra (sim, é inaceitável) mas para a história fica mais um treino para o plano, feito sem dificuldades. O tempo continua excelente para correr.

Treino semanal 7/8.



Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Natação





Corrida




Musculação





✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição

Falhei um treino de musculação. Nunca mais consigo fazer o pleno. Sexta deitei-me tarde e não me apeteceu ir Sábado de manhã, como de costume. 

Mesmo assim, parece-me que continuo com um bom ritmo e motivado, e isso é que interessa. Ah, e no sábado à tarde ainda dei umas braçadas numa piscina de hotel.