expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais 5 Km antes do BESRUN4.

Tal e qual o treino anterior:

Dia
Distância
Tempo
Média
28 Março
5.00Km
26:37
5:19

Treino rápido, feito com cinco séries. Desta vez fiz o treino sozinho pelo que custou um bocadinho mais do que o de Terça-Feira. Foi o melhor que consegui antes da primeira prova do BESRUN4, que será já no Domingo, em Cascais.

Em relação à dieta, tenho mantido o esforço e continuo sem comer depois de jantar. Os doces têm sido poucos e quase nada de refrigerantes.

Domingo avança a hora o que significa dias mais compridos e treinos mais apetecíveis. Só coisas boas.

terça-feira, 25 de março de 2014

5 Km rápidos.

Já estava com saudades disto:

Dia
Distância
Tempo
Média
25 Março
5.00Km
26:31
5:18

Saí a pensar em fazer 8 Km mas decidi fazer 5 mais rápidos. Estava algum frio e com o S. comecei a um ritmo bom para aquecer. Ao fim do primeiro quilómetro decidi experimentar finalmente as famosas séries. Acabámos por fazer cinco o que ajudou a terminar o treino com o meu melhor tempo na distância deste Outubro passado.

Quinta-Feira há mais e Domingo tenho a primeira prova do BES RUN, em Cascais.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Treino semanal.

Mais uma semana a zeros, ou quase. Já sabia que seria complicado fazer algum dos treinos durante a semana e o fim-de-semana passado em Bruxelas com a R., não ajudou.

Contudo, no Domingo, fiz um treino curto de 3 Km com a R. e, correu bastante bem. O local escolhido foi o Parque do Cinquentenário, situado a 500 metros de casa. Uma maravilha!

Dia
Distância
Tempo
Média
23 Março
3.00Km
21:50
7:17

quarta-feira, 19 de março de 2014

É muito, porra!

Hoje confirmei os meus 77,5 Kg de peso e, pior, os meus 23,5% de Índice de Gordura (pior registo de sempre, 0,5% acima do limite máximo) com 18,2 Kg de Massa de Gordura (0,5 Kg acima do limite máximo. O Índice de Massa Corporal bateu igualmente o recorde negativo com uns fantásticos 26,8 (2 valores acima do máximo recomendado).

No entanto, isto só reforça a minha intenção de perder peso, porque não há volta a dar: tenho gordura a mais e ou a páro agora, ou aos 50 tenho pança. Foda-se, e pança é que não!

Já vou na terceira noite sem comer depois de jantar. Açúcar quase zero e nada de Coca-Cola.

PS: vou comer uma perinha, não faz mal, pois não?

segunda-feira, 17 de março de 2014

Treino semanal: 0/6.

Semana de um brilhantismo soberbo. Infelizmente estive doente de Segunda a Domingo (na verdade, no fim-de-semana, estava quase OK mas não quis arriscar), com uma constipação como nunca tinha tido. Além de ter dores de garganta, andei completamente entupido e em espirradelas constantes.

Não foi a semana que tinha idealizado mas foi a semana que antecedeu o início da minha "dieta". A partir de hoje, acabou-se o açúcar, os enfardamentos às refeições e a alimentação desregrada nocturna.

Até Agosto espero conseguir ficar a pesar 73 Kg (ou menos). Sendo que neste momento peso 77/78, não me parece tarefa complicada.

Esta semana espero fazer corrida na Terça e ginásio na Quarta. Quinta-Feira vou para Bruxelas (volto no Domingo à noite) onde espero fazer um outro treino de corrida com a R., no Parque do Centenário.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dieta.

Calma. Não vou começar a beber dois litros de chá de xixi de crocodilo por dia, nem tão pouco mastigar lentilhas crocantes ao pequeno-almoço.

Depois de pensar e reflectir um bocado sobre o meu peso (que actualmente está nuns exagerados 77 kg. para 1,70 de altura), cheguei à conclusão que tenho de emagrecer.

Sinto-me pesado, especialmente quando corro. Ando a treinar mas a verdade é que os treinos custam-me, e sinto que a força que faço nas pernas está relacionada precisamente com o excesso de peso. E se calhar, daí os problemas nos pés.

Idealmente deveria pesar cerca de 70 Kg. Mas com os músculos que tenho isso significa que ficaria demasiado magro. Por isso, o meu objectivo será chegar e depois manter-me nos 72/73 Kg.

E como vou chegar a este peso? Simples: vou deixar de comer doces mas, especialmente, vou deixar de comer depois de jantar. Normalmente, enfio pela goela abaixo iogurtes, bolachas, gelados, bolos, refrigerantes. E isto depois de me encher ao jantar.

Não vai ser fácil porque à noite sinto sempre muita fome e é um instante até fazer asneira. Mas como não me ando a sentir bem, acho que tenho de mudar de comportamento.

Quando fumava pesei no máximo 68 Kg. Quando parei, engordei 10 Kg em oito meses. Desde então nunca mais fui abaixo dos 73 e andei sempre nos 74/75/76.

Enfim, estou certo que não será tão difícil como foi deixar de fumar. Mas também estou certo que vou conseguir. Por isso, fica aqui definido o meu objectivo:

Pesar 73 Kg. no próximo dia 1 de Agosto.

Aceitam-se dicas para enganar a fomeca nocturna, tipo, "tens fome? Bebe um copo de água!".

segunda-feira, 10 de março de 2014

Treino semanal: 4/6.

Podia ter sido melhor, mas também podia ter sido pior:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Corrida
                   
         

       (✔)        
Musculação


       
       
        

✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição

Compensei o treino de corrida de Quinta-Feira no Sábado e fiz os três previstos, num total de 20 Km. Foi pena o de Terça não ter conseguido mais do que 7 Km quando me sentia com vontade de fazer pelo menos 10. 

Fiz apenas um treino de ginásio porque mais uma vez saí tarde na Quarta e já não tenho aquela vontade de ir para o ginásio às nove da noite e jantar às onze. No Domingo o motivo foi outro: quis apenas dormir, que é coisa que não faço o suficiente durante a semana.

domingo, 9 de março de 2014

8 Km.

Que canseira:

Dia
Distância
Tempo
Média
09 Fevereiro
8.00Km
49:35
6:12

Estava pouco motivado e ainda menos convencido que conseguisse fazer mais do que 5/6 Km. O ritmo baixo foi-me dando algum alento e no fim, fiquei bastante satisfeito com os 8 mil metros.

Contudo, estou fora de forma, não há como o negar. Imaginem uma traineira com ténis e sou eu a correr. Tudo me custa, as pernas pesam, os pés doem, o tempo final é muito fraquinho.

Novidades sobre o meu peso no post do treino semanal.

5 Km.

Para compensar:

Dia
Distância
Tempo
Média
08 Fevereiro
5.00Km
30:38
6:07

Depois de ter ido ao ginásio apeteceu-me fazer uma corridinha. O tempo estava de verão, autêntico, e senti alguma dificuldade com o calor. Fiz apenas 5 Km, lentos, mas sem dores. 

terça-feira, 4 de março de 2014

Foram 7.

Uma pena:

Dia
Distância
Tempo
Média
04 Fevereiro
7.00Km
42:58
6:08

Estava a sentir-me muito bem, tinha pensado fazer 8 Km, talvez mais dois, talvez mais quatro. Por volta do quinto quilómetro comecei a ficar com o pé direito dormente. Parei duas vezes, desapertei o ténis ao máximo, procurei aliviar a dormência, mas voltava sempre. Ainda tentei continuar mas as dores eram muitas e já nem sentia o pé. Um desastre, porque estava cheio de vontade de continuar.

Isto já me aconteceu umas três ou quatro vezes. Não sei porquê, já que tenho sempre o cuidado de não apertar o ténis em demasia. Aliás, no fim, estava completamente desapertado.

Se calhar é das meias, ou dos ténis que já estão desgastados. Bom, mas a verdade é que tive mesmo de parar porque já não dava mais. Paciência.

Esta foi a quarta vez que fiz esta distância. As duas primeiras foram há quase dois anos, quando comecei a correr e fiz mais ou menos o mesmo tempo. Não sei se é bom, se é mau.

Treino semanal: 4/6.

Impossível fazer melhor:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Corrida
                  
        


       
Musculação


      
       
        

✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição

Na Quinta-Feira falhei um treino de corrida porque era dia de Glorioso e no Domingo foi impossível fazer o treino longo (fiz 5 Km). Este Inverno está a ser rigoroso e já são muitos os dias que não treinei por causa da chuva.

Em relação ao ginásio, na Quarta cheguei a casa as 20h00 e na Sexta estava todo roto. Mesmo assim, acabei po fazer dois treinos no fim-de-semana, o que nem foi mau.

domingo, 2 de março de 2014

Curtos 5.

Foi o que pôde ser:

Dia
Distância
Tempo
Média
02 Fevereiro
5.00Km
28:21
5:40

Saí de casa com um tempo merdoso e sempre a recear uma chuvada daquelas. Infelizmente não tinha outra opção e a hora do treino não podia ser outra. Por volta dos 4 Km começou a chover com maior intensidade e decidi voltar para casa.

Acabei por fazer um treino mais curto do que o previsto mas forcei um bocado, para disfarçar.

Tenho de mudar de ténis, os meus Vomero 6 já deram o berro. Vou voltar a apostar no conforto mas a um preço mais baixo (80 euros no máximo). Algum modelo que aconselhem?