expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de abril de 2013

Treino semanal: 4/8.

Semana fraquinha:


Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Natação
 
       
Corrida

 
  ✔
        
               
Musculação
       
       ()


✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição
N/a - Não aplicável


Uma aula de natação apenas, apesar de ter feito umas valentes 30 piscinas. Na musculação foi a miséria do costume, apenas com um treino (ainda fui lá uma outra vez no feriado mas estava fechado).

Na corrida, falhei o treino de Terça-Feira mas, em vésperas da Meia-Maratona de Almada, não foi grave. Total corrido: 26 Km.

A crónica da Meia-Maratona de Almada chega brevemente.

domingo, 28 de abril de 2013

Meia-Maratona de Almada.

Um ano depois, terminei a minha terceira Meia-Maratona, desta vez, realizada em Almada. De longe, o percurso mais difícil das três mas, felizmente, com novo recorde pessoal,

O tempo é sempre o que menos interessa mas não deixa de saber bem melhorarmos uns minutos. O anterior estava nos 1:58:50 e, hoje, baixei para cerca de 1:55:00. Fico a aguardar a confirmação do tempo oficial.

A crónica sobre esta Meia-Maratona de Almada vem, em princípio, logo à noite.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

5 Km antes da terceira Meia-Maratona.

Tinha tudo para ser um bom treino: 

Dia
Distância
Tempo
Média
25 Abril
5 Km
29:26
5:36

Não sei se foi por causa do calor (bastante), se foi por ter dormido imenso, ou se foi por estar desidratado mas, na verdade, desde Agosto passado que não tinha a sensação de estar a correr como um falecido. Parecia que me arrastava e terminei cansado (120 bpm). Custou-me mesmo fazer os cinco quilómetros, apesar de, no fim, terem sido os últimos dois os mais rápidos.

É o que se chama um péssimo ensaio para a Meia-Maratona de Domingo. Para além disso, ontem senti uma dor no joelho, durante a natação, e hoje, quando comecei a corrida, voltei a senti-la. Espero que não seja nada.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ainda nada...

Esta semana tem sido parada. Baldei-me ao treino de Domingo (se bem que esse refere-se à semana anterior), na Segunda-Feira não pude ir à natação e, ontem, não pude correr, sempre por motivos profissionais.

Em semana de fecho de revista é quase sempre assim. As coisas demoram, encravam, mudam e o objectivo final parece nunca chegar. Mas, felizmente, acaba sempre por se cumprir.

Imagino o que será andar meses a treinar e chegar ao dia da competição e, por alguma razão, não podermos concretizar o objectivo. Espero que isso nunca me aconteça porque lido mal com a frustração.

Bom, hoje, há natação (em princípio) e conto correr ou amanhã, ou na Sexta. Dependerá da minha disposição porque a oportunidade é garantida.

No Domingo participarei na minha terceira Meia-Maratona. Acho incrível. No espaço de um ano, três Meias-Maratonas e cerca de 1000 Km nas pernas. Estou contente comigo mesmo!

domingo, 21 de abril de 2013

Treino semanal 5/8.

Semana com algumas falhas:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Natação
  
       
Corrida

 ✔
  ✔
        
                
Musculação
        ✗
       ()


✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição
N/a - Não aplicável

Duas boas aulas de natação, com um total de 56 piscinas (32+24). Na corrida, baldei-me hoje, por motivos gloriosos. A musculação lá continua, quase parada. Contudo, ainda lá fui no Sábado e soube-me muito bem.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

5 Km.

Sair tardiamente de casa:

Dia
Distância
Tempo
Média
18 Abril
5 Km
26:58
5:23

Acabou por ser um treino curto mas, até, rápido. Esta semana ainda não parei em termos de treinos e, com bastante trabalho na empresa, não tem sido fácil. Mas a vontade é imensa.

Terminei com 100 bpm.

Excelente álbum.



M83, "Saturdays=Youth"

terça-feira, 16 de abril de 2013

730 dias depois. 365 dias depois.

Há coisas que apetecem e pronto:


Dia
Distância
Tempo
Média
16 Abril
10 Km
56:55
5:42

Estava motivado para fazer um treino longo. Hoje faz dois anos que fumei o meu último cigarro e queria marcar o dia com um bom treino. Curiosamente, foi há um ano atrás que comecei a correr. 

Apesar das promessas de companhia, os rabetas do costume deram-me a banhada. Mas mantive a confiança e arranquei para um treino com muitas subidas, algumas delas bastante acentuadas, ao mesmo tempo que procurava manter um ritmo mais ou menos rápido.

Passei um bocado mal nos sexto e sétimo quilómetros, com dor de burro, mas fiz um esforço e lá me passou. Os últimos mil metros foram os mais rápidos (5:19) e senti-me cheio de força, não sei muito bem porquê.

Terminei a sentir-me bastante tranquilo e a verdade é que os meus bpm não me deixam mentir: 108 bpm logo após a corrida, 96 bpm 10 minutos depois.

Nojo.

O atentado de ontem em Boston, quando milhares de pessoas celebravam o desporto, personalizado numa das maratonas mais conceituadas e procuradas do Mundo, foi um ataque à liberdade das pessoas. Continuaremos a correr, por muitas bombas que nos rebentem nos pés.



Às vezes tenho nojo de viver neste Mundo.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Treino semanal 5/8.

Semana assim-assim:


Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Natação
 
 
Corrida

 ✔
  ✔
        
              
Musculação
       ()


✔  - Cumprido
✗  - Não cumprido
()  - Substituição
N/a - Não aplicável

Na Natação, falhei o treino de Segunda-Feira por um motivo completamente idiota: esqueci-me dos chinelos. Na quarta vinguei-me e nadei 32 piscinas em 35 minutos.

Na corrida foi razoável: fiz apenas um treino (6,5 Km) porque fartou-se de chover na Terça-Feira. Contudo, fiz ainda a prova de Domingo, de 10 Km, com novo recorde pessoal, num evento muito bom.

Ginásio: longe da perfeição, fui apenas uma vez. Vamos ver, esta semana, tem tudo para ser melhor e entrar, finalmente, no ritmo. Não me chame eu Virgílio Caleidoscópio.

domingo, 14 de abril de 2013

BES Run 3: resultado.

Correu-me bem a primeira corrida do BES Run3, em Cascais:

Dia
Distância
Tempo
Média
14 Abril
10 Km
51:27
5:09

Muito bom ritmo, sempre a sentir-me bem preparado. As subidas não me assustaram e aproveitei bem as descidas, onde me defendi.

Foi uma prova belíssima, gosto imenso de correr na marginal de Cascais, encostada ao mar. A organização foi razoável e não houve nenhum problema a registar.

Entrei forte, mas mais por descontrolo. Os meus quilómetros:

1. 5:31
2. 5:05
3. 4:54
4. 4:48
5. 5:02
6. 4:52
7. 5:16
8. 5:13
9. 5:10
10. 4:50

Tirando o primeiro Km (alguma confusão inevitável), os piores foram o sétimo e oitavo, nos quais, realmente, me senti menos capaz. O ritmo foi bastante elevado, para mim. Cada vez que olhava para o android e via o relógio a bater nos 5 minutos quase que não acreditava. Fiz a prova sozinho e fiquei convencido que, se tivesse tido companhia, me teria excedido ainda mais e, quem sabe, baixado dos 50 minutos.

Quatro Km abaixo dos 5 minutos é muito bom, sendo o último deles, praticamente, o meu melhor Km, o que só atesta que me estava a sentir bem (acabei com 132 bpm).

Tendo em conta que, durante o dia e noite de ontem fiz tudo aquilo que não deveria ter feito (basicamente passei o dia a comer - peixe, carne, fruta, gelado - e a beber - vinho, cerveja, caipirinhas, tendo dormido apenas umas 5 horas e meia), e hoje acordei ressacado, fiquei bastante satisfeito com a minha prestação.

Finalmente, mas o menos importante no meio disto tudo, bati o meu recorde na distância. E bem batido.

Tabela dos melhores tempos:

5 Km
23:51 (24:38)
6 Km
31:18  
8 Km
43:41 (pro)
10 Km
51:27 (pro) (54:59 (pro))
12 Km
1:20:52
21 Km
1:58:50 (pro)