expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 19 de maio de 2013

BES RUN - Sintra - Resultado.

Segunda edição do BES Run3, em Sintra:

Dia
Distância
Tempo
Média
18 Maio
10 Km
01:03:59
6:09

1. 6:39
2. 5:50
3. 6:58
4. 7:42
5. 6:15
6. 5:47
7. 5:33
8. 5:03
9. 7:12
10. 5:55

Como facilmente se depreende, foi uma prova duríssima, com uma elevação enorme, especialmente entre os quilómetros 2 a 5, e no oitavo. Sinceramente, não esperava tantas dificuldades. Custou-me bastante, mas pouco ou nada me diverti. Terminei a prova apenas por teimosia pois foram várias as vezes em que me apeteceu desistir.

A primeira subida era quase sobrehumana, não percebo qual é a graça de obrigar um gajo a trepar uma parede. O objectivo é correr, não é fazer escalada. 

Depois, perto do fim, nova subida absurda, onde era praticamente impossível correr, tal era a inclinação. Mais uma vez, qual é a graça disto?

A prova terminou numa descida abrupta, vertiginosa, quase toda num péssimo pavimento, bastante perigoso (e com a chuva ainda ficou pior). Irritou-me porque senti que aquilo era mais uma prova de habilidade e eu, por ser pouco habilidoso, optei por proteger-me fisicamente, indo mais devagar, acabando por ser ultrapassado por tudo o que era mono (ia jurar que vi gente a rebolar "ribanceira" abaixo).

De resto, todo o percurso era demasiado estreito, perigoso. Não havia espaço para ultrapassar e o caminho foi quase sempre feito aos "esses". 

Por fim, apenas uma questão: há malta que se inscreve nestas provas e ao fim de três quilómetros já estão a andar, agarrados à anca. Não é demasiado estúpido?

Sintra tem obviamente um enorme potencial mas o percurso escolhido é péssimo. Para o ano, certamente, não voltarei a participar nesta prova.

Terminei a prova em 1261, em 2017 participantes (não percebo bem este número, pois a organização limitou as inscrições a 3000 pessoas, não acredito que cerca de 1000 não tenham aparecido). No meu escalão fiquei em 255 (350 no total).

Fica assim a faltar a última prova deste evento BES RUN, que se realizará no dia 8 de Junho, em Lisboa.

4 comentários:

Bes_da_treta, disse...

Então confirma-se o 'aviso' feito pelo 'Montanhista': uma autêntica escalada numa corrida popular serve para testar ou provar o quê? Talvez fizesse sentido, mas numa prova de corta-mato. E o (mal) empedrado? Sugerido pelo lobby dos ortopedistas de Sintra?! Parabéns por teres terminado (acho que os cerca de 900 que não constam da lista, foram os desistentes, não?). Quanto ao tempo, razão tinha o 'bruxo' no comentário do Post anterior.

Anónimo disse...

É. :D

Não gostei nada, mesmo. Esqueci-me apenas de referir que a chegada estava bem organizada, com a zona a ser bem espaçosa, sem confusões.

Rita Carvalhal Ferreira disse...

Definitivamente, não é para repetir. De qualquer modo, já podes dizer que correste pela serra de Sintra.

Corre como uma menina disse...

Pelas imagens que tenho visto, apanhou muito do percurso do Fim da Europa, mas sem a compensação da descida para a Roca. Nessa altura também tive de andar.
Agora ando ainda mais vezes, nessas escaladas de que falas, mas com paisagem mais bonita ;) (é outro tipo de corrida).
Mesmo assim fizeste um belo resultado, parabéns.

PS: A Maratona de Nova Iorque também está na minha running bucket list.